Publicada a lista dos vencedores do “Concurso de Vinhos CA 2020”, é-nos revelado que a Adega Cooperativa de Cantanhede, na Bairrada, é a uma das grandes vencedoras deste certame, organizado em parceria com a Escanções de Portugal.
O primeiro lugar do pódio ficou para o “Foral de Cantanhede Gold Edition tinto 2011”, vinho ao qual foi atribuída a GRANDE MEDALHA DE OURO, na categoria vinhos tintos. Este prémio vem, uma vez mais, reconhecer o trabalho realizado por esta Adega na preservação e incentivo do plantio da casta Baga junto dos seus associados, mostrando, igualmente, a qualidade da matéria-prima exigida para a criação de grandes vinhos.
A Cooperativa modelo foi ainda premiada com uma MEDALHA DE OURO na categoria vinhos brancos, cabendo a distinção ao “Marquês de Marialva Arinto Reserva Branco 2019”, outro monovarietal de uma casta privilegiada há muito por esta Adega, tendo em conta a sua elevada acidez, que potencia a frescura dos vinhos e a sua evolução..
Provados às cegas por um júri composto por escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector, estiveram a concurso 183 vinhos. Entre brancos, tintos e espumantes, foram várias as regiões vitivinícolas do país, com origem em 109 produtores. Da lista de vencedores fazem parte 60 vinhos, tendo 3 arrecadado a Grande Medalha de Ouro em cada categoria, e 55 foram galardoados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze., transformadas em Tambuladeiras dos Escanções de Portugal.