CAVES SÃO JOÃO CELEBRAM “SANTOS POPULARES” COM DOIS INÉDITOS

 

Cumprindo a tradição, as centenárias Caves São João celebraram mais um aniversário no passado dia 24 de Junho, coincidindo a efeméride da fundação da empresa familiar com a do festejos populares, o São João.
Perante todas as limitações e restrições decorrentes da pandemia provocada pelo Covid 19, as Caves que cumpriram o seu 101º Aniversário recriaram um arraial popular e sardinhada, a qual ocorreu no coração da Quinta do Poço do Lobo, a propriedade que a empresa adquiriu em 1971 e, hoje, mantém-se como o seu ex-libris, dali saindo os mais emblemáticos vinhos.

A celebração contou com a presença de clientes e amigos, bem como do Município de Cantanhede, representado pelo Vereador Adérito Machado, e pela Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada, na pessoa do seu Presidente, José Pedro Soares.
A celebração foi igualmente motivo para o lançamento de dois vinhos, que são também duas referências inéditas das Caves São João, o Espumante Quinta do Poço do Lobo Rosé Baga & Pinot Noir, Bruto Natural DOC BAIRRADA da colheita de 2015, e o vinho Frei João Clássico Baga 2015 Bairrada.

O espumante Quinta do Poço do Lobo Rosé foi elaborado com uvas de Baga e Pinot Noir das vinhas da Quinta do Poço do Lobo, vindimadas entre inícios e meados de Setembro para lhe preservar a frescura e acidez, tendo o mosto fermentado durante 15 dias em cubas de aço inoxidável. A elaboração do espumante, como é tradição secular nas Caves, fez-se através do método clássico, iniciando-se o processo em Abril de 2016, tendo o estágio sobre borra em garrafa ocorrido durante 60 meses, até o primeiro degorgement ocorrido em Maio de 2021. O resultado é um espumante de cor rosada, olho de perdiz, com bolha muito fina e elegante, que revela notas ricas de frutos vermelhos ácidos, leve amanteigado, tosta, mousse envolvente, muita frescura, elegância e subtileza.

Por sua vez, o Frei João Baga Bairrada Clássico, igualmente da colheita de 2015, é um tinto que honra os grandes vinhos da região, manifestando-se aqui numa inédita referência das Caves São João, casa que honra os clássicos da Bairrada. Com origem num talhão de vinha de Baga, o cuidado da uva foi feito segundo práticas culturais criteriosas e muito rigorosas, de modo a replicar os procedimentos mais tradicionais da Bairrada. As uvas foram vindimadas manualmente e cuidadosamente vinificadas. Após fermentação o vinho estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros, a que se seguiram 12 meses em cuba de cimento, como sempre foi tradição na empresa. Engarrafado em Julho de 2018 sem ser sujeito a qualquer estabilização, estagiou em garrafa durante 3 anos até ao seu lançamento.
Foram engarrafadas 3763 garrafas numeradas de 750 ml e 36 garrafas Magnum.

As Caves São João são desde sempre um referencial de classicismo e com o lançamento desta 1ª Edição  reafirmam esse conceito, através da criação de um vinho da casta Baga, fresco e duradouro.
Dois vinhos que marcam o cunho clássico, pensados e preparados para celebrar aquela data  especial.

A Lei do Vinho

Artigos eecentes

São Luiz – Tridente ofensivo de Rufete

  A notícia não podia ser mais apelativa! A Quinta de São Luiz, no coração…

há 1 ano

Vinhos da Beira Interior com crescimento recorde

O ano de 2022 foi de franco crescimento para os Vinhos da Beira Interior, que…

há 2 anos

Octant Douro promove Douro com “Semana do Produtor”

O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de…

há 2 anos

“VINHOS & SABORES” REGRESSA À FIL DE 8 A 10 DE OUTUBRO

  O evento promovido pela ‘Grandes Escolhas’ conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores,…

há 2 anos

“The Yeatman” ao Pôr-do-Sol

No próximo dia 15 dde Setembro, o The Yeatman promove aquela que será a última…

há 2 anos

Marquês de Marialva Garrafeira 2001 – “65 Anos”

Se a casta Baga encontrou na Bairrada o seu território natural, a realidade mostra-nos que…

há 3 anos