Categorias DestaqueVinhos

SÃO DOMINGOS COM DUAS NOVIDADES EM APRESENTAÇÃO NA CAPITAL

Inaugurando as apresentações de Verão, as Caves São Domingos promoveram no passado dia 30 de Junho, em Lisboa, o lançamento de duas novas colheitas, o Quinta de São Lourenço Single Estate tinto, de 2016, e o São Domingos Garrafeira tinto, igualmente do ano de 2016.

Optando por uma apresentação mais informal e leve, a empresa bairradina que cumpriu recentemente o seu octogésimo quarto aniversário, escolheu o Darwin’s Café, espaço de restauração ribeirinho para a apresentação dos dois tintos em estreia. No intuito de tornar a apresentação mais dinâmica, convidaram cerca de dezena e meia de jornalistas, bloggers e instagramers, que, durante a tarde tiveram, a oportunidade de, em directo, ir comentando e relatando a prova dos vinhos nas redes sociais.

O Quinta de São Lourenço Single Estate tinto 2016 é oriundo de uma propriedade clássica com o mesmo nome, onde as castas Baga e Touriga Nacional que compõem este vinho encontram o terroir adequado para óptimas maturações. Para a elaboração deste vinho, a vindima é marcada em função do rigoroso controlo da maturação, sendo as uvas colhidas casta a casta no início de Outubro. O vinho teve um estágio de cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês usadas, a que se seguiu um estágio em garrafa durante quase 2 anos. De aroma elegante, revela intensas notas de fruta preta, ligeiro floral e especiarias. Profundo e intenso, marca a boca com taninos já bastante polidos, sem perder a frescura e acidez que classifica os grandes vinhos da Bairrada.
Por sua vez, o São Domingos Garrafeira tinto 2016, alia a Touriga Nacional às castas internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot, criando um vinho que não disfarça o ADN da região. Com vindima entre finais de Setembro e Outubro, as uvas são colhidas para caixas de 20 kgs. e, já na adega, sujeitas a uma rigorosa escolha, previamente desengaçadas e posteriormente prensadas suavemente. Após concluída a fermentação maloláctica, o vinho estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, após o que teve um estágio em garrafa superior a 2 anos. De aromas concentrados onde predomina a fruta vermelha madura, revela elegância e carácter nas notas florais e ligeira tosta. Na boca é possante, estruturado, de tanino ainda vincado, balsâmico, terminando longo e sedutor.
São duas referências que ganham cada vez mais tradição nas Caves São Domingos, permitindo afirmar que os grandes tintos na Bairrada são, actualmente, possíveis de alcançar em quase todas as colheitas.

A Lei do Vinho

Artigos eecentes

São Luiz – Tridente ofensivo de Rufete

  A notícia não podia ser mais apelativa! A Quinta de São Luiz, no coração…

há 1 ano

Vinhos da Beira Interior com crescimento recorde

O ano de 2022 foi de franco crescimento para os Vinhos da Beira Interior, que…

há 2 anos

Octant Douro promove Douro com “Semana do Produtor”

O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de…

há 2 anos

“VINHOS & SABORES” REGRESSA À FIL DE 8 A 10 DE OUTUBRO

  O evento promovido pela ‘Grandes Escolhas’ conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores,…

há 2 anos

“The Yeatman” ao Pôr-do-Sol

No próximo dia 15 dde Setembro, o The Yeatman promove aquela que será a última…

há 2 anos

Marquês de Marialva Garrafeira 2001 – “65 Anos”

Se a casta Baga encontrou na Bairrada o seu território natural, a realidade mostra-nos que…

há 3 anos