Numa noite de provas absolutamente épica, os administradores e equipa de enólogos guardaram a apresentação deste Baga Cuvée para o final e eu compreendi perfeitamente o porquê.
Da Adega de Cantanhede, já por aqui escrevemos que estamos perante uma cooperativa diferente. O cuidado com a matéria prima é elevado ao extremo e à meticulosa equipa da vinha, segue-se a de enologia liderada por aquele que é também um dos maiores enólogos portugueses, Osvaldo Amado. Digamos que a simbiose é perfeita porque, há uma administração, ambiciosa e com visão global, de braço dado com a enologia, possuindo ambas objectivos bem definidos de afirmação pela qualidade dos vinhos.
Foi dessa conjugação que nasceu este BAGA CUVÉE 2014, um Blanc de Noir onde apenas foi aproveitada 30% do mosto flor da prensagem, que teve um estágio mínimo de 30 meses, mais 3 meses após degorgement, antes de ser colocado no mercado. É um espumante elegante, brilhante, com uma bolha em cordão fino, persistente. No nariz é rico, complexo, insinuando notas de marmelo, creme de cassis, frutos secos e um tostado notório e encantador. Na boca, assume a frescura da casta, a acidez, compensada com uma mousse envolvente.
Pode ser adquirido nos espaços da Rota da Bairrada da Curia (Anadia) e Oliveira do Bairro a um preço de 30,00 €.
A notícia não podia ser mais apelativa! A Quinta de São Luiz, no coração…
O ano de 2022 foi de franco crescimento para os Vinhos da Beira Interior, que…
O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de…
O evento promovido pela ‘Grandes Escolhas’ conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores,…
No próximo dia 15 dde Setembro, o The Yeatman promove aquela que será a última…
Se a casta Baga encontrou na Bairrada o seu território natural, a realidade mostra-nos que…