Se na evolução e engrandecimento dos vinhos da Bairrada, o tempo é um factor inultrapassável e incontornável, concluo que, cada vez mais essa realidade também se espelha nos espumantes.
Na Kompassus, empresa familiar sediada num dos melhores terroirs da Bairrada, a Cordinhã (Cantanhede), o aperfeiçoamento de processos já leva 3 gerações. E é por isso motivo que, aqui, nunca se seguem atalhos e não se tenta ludibriar aquilo que só o tempo pode criar.
Olhemos então para este espumante, um Rosé, categoria tantas vezes menorizada mas que, neste particular, se torna algo muito sério. Criado a partir das uvas Baga, Pinot Noir e Touriga Nacional, totalmente desengaçadas, fermentou a temperatura controlada em cubas de inox, tendo posteriormente estagiado na garrafa, onde fez a segunda fermentação, durante 60 meses. Apresenta uma ligeira cor de tijolo e afirma-se no nariz com aromas a alperce, damasco, muito delicado e com uma tosta já bem marcada. Na boca, contradiz a delicadeza no nariz e mostra-se enérgico, cremoso, com uma bolha muito fina e um ligeiro balsâmico e fumado.
Num mundo que torce o nariz a espumantes rosés, surge este a contrariar tudo aquilo que nos quiseram vender sobre estes supostos espumantes mais fáceis e frutados. É um espumante a sério para apreciadores exigentes e sofisticados. Será um grande espumante em qualquer parte do Mundo e pode ser adquirido nas lojas da Rota da Bairrada por apenas 12,00 €.
A notícia não podia ser mais apelativa! A Quinta de São Luiz, no coração…
O ano de 2022 foi de franco crescimento para os Vinhos da Beira Interior, que…
O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de…
O evento promovido pela ‘Grandes Escolhas’ conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores,…
No próximo dia 15 dde Setembro, o The Yeatman promove aquela que será a última…
Se a casta Baga encontrou na Bairrada o seu território natural, a realidade mostra-nos que…