Na génese do projecto Baga Bairrada estavam duas premissas. Uma delas visava criar um espumante com características distintas, com regras de produção e uma identidade muito próprias. A outra era de assegurar um estilo bairradino de criação de um espumante de uvas tintas e perspectivar a sua afirmação nos mercados nacional e internacional.
Tendo completado 36 meses de estágio em Abril do corrente ano, as que mais recentemente fizeram o degorgement já ultrapassam os 40 meses de estágio, e, acreditem, faz muita, muita diferença!
E porque o sucesso foi evidente e marcou uma tendência dos grandes espumantes da uva tinta rainha da região, não houve condescendência na mais recente edição deste Messias Baga Bairrada de 2014. Tendo completado 36 meses de estágio em Abril do corrente ano, as que mais recentemente fizeram o degorgement já ultrapassam os 40 meses de estágio, e, acreditem, faz muita, muita diferença!
É um espumante de um acobreado pálido, que mostra inicialmente uma bolha dispersa, mas que rapidamente se concentra num cordão de uma bolha fina e persistente. No nariz, mostra desdém à vulgaridade, assumindo a complexidade de frutos secos torrados, pétalas secas, brioche. Na boca não engana! É um Baga pleno de frescura, equilíbrio de acidez, com uma mousse envolvente e cremosa e uns notórios frutos vermelhos.
Continua a ser, provavelmente, o grande Baga Bairrada do projecto que vai de vento em pôpa.
A notícia não podia ser mais apelativa! A Quinta de São Luiz, no coração…
O ano de 2022 foi de franco crescimento para os Vinhos da Beira Interior, que…
O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de…
O evento promovido pela ‘Grandes Escolhas’ conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores,…
No próximo dia 15 dde Setembro, o The Yeatman promove aquela que será a última…
Se a casta Baga encontrou na Bairrada o seu território natural, a realidade mostra-nos que…